Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Sustentabilidade??



Sustentabilidade

Um dos termos mais falados do século 21. Difícil de se chegar a um consenso quanto a sua definição, este conceito vem se transformando em um dos maiores desafios do novo milênio.

Não poderíamos falar sobre tecnologias sustentáveis sem antes apresentarmos uma ideia mais profunda acerca deste tema.

De acordo com a definição da ONU, do relatório Brundland, (1987) “desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações”.

É uma definição bastante concisa e aparentemente correta, porém, alerta Leonardo Boff, o " conceito é  possui duas limitações: é antropocêntrico (só considera o ser humano) e nada diz sobre a comunidade de vida (outros seres vivos que também precisam da biosfera e de sustentabilidade)." (...)

De acordo com o autor do livro Sustentabilidade: o que é e o que não é, e definição que eu tomo como a melhor por não ser antropocêntrica e sim cosmocêntrica:

"Sustentabilidade é toda ação destinada a manter as condições energéticas, informaconais, físico-químicas que sustentam todos os seres, especialmente a Terra viva, a comunidade de vida e a vida humana, visando a sua continuidade e ainda a atender as necessidades da geração presente e das futuras de tal forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodução, e coevolução."
(http://leonardoboff.wordpress.com/2012/01/15/sustentabilidade-tentativa-de-definicao/)


O conceito de sustentabilidade se divide em 3 dimensões. Ambiental o Ecológico, Social e Econômico financeira, onde a relação de uma para a outra.




Em resumo, para que vivamos realmente de uma forma sustentável  é necessário compreendermos que vivemos em uma dinâmica teia de relações onde, esta tudo associado. Clima, geologia e a dinâmica dos biomas do nosso planeta estão em direta ou indireta relação e alterações em qualquer um dos pontos desta teia podem gerar reflexos em diferentes escalas no todo.

O grande problema é que este termo se tornou extremamente banalizado, em função do seu exacerbado uso pela publicidade, de forma indiscriminada e superficial. Repare, vá ao supermercado, confira os diferentes produtos nas prateleiras e perceba, em produtos alimentícios  de higiene, etc., o grande número de produtos que hoje se autodenominam como sustentáveis. Mas por que? Como?Com base em que definição de sustentabilidade?

Em função disto que a sustentabilidade se torna um dos grandes desafios do milênio, pois, para alcança-la, é necessário uma mudança muito mais profunda, individual e coletiva de valores, na educação das futuras gerações e nas políticas públicas, para que possamos gerar condições de vida de forma digna a toda a comunidade de vida existente hoje na Terra.

Indico, para quem quiser se aprofundar melhor no assunto o livro citado acima SUSTENTABILIDADE: O QUE É O QUE NÃO É - Leonardo Boff - Vozes. O autor faz uma análise dos diferentes modelos político-econômicos desenvolvidos ao longo da história com base na sustentabilidade proporcionada por cada um deles além de propor uma nova concepção do termo. Vale a pena conferir!

Uma boa leitura a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário